Sobre o Acervo

Conheça o Acervo Isaura Amélia
Uma celebração à arte, à memória e à sensibilidade potiguar

Fruto de uma vida inteira de dedicação, sensibilidade e amor pelas artes, o Acervo Isaura Amélia reúne a mais representativa e diversificada coleção de arte potiguar já formada por uma única pessoa. Colecionado com afeto e critério pela Professora Doutora Isaura Amélia, o acervo é um verdadeiro patrimônio cultural, com ênfase na produção artística de Mossoró e do Rio Grande do Norte, mas que também dialoga com obras de artistas de todo o Brasil e do mundo.

Agora, esse tesouro está acessível a todos: de forma presencial, por meio de exposições na Pinacoteca e Memorial ESAM/ UFERSA, e também virtualmente, com todas as obras catalogadas e disponíveis gratuitamente pela internet.

O acervo proporciona uma verdadeira viagem poética pelas trilhas e veredas da imaginação de artistas que marcaram época, entre acadêmicos e populares, modernos e experimentais. Obras de mestres como Dorian Gray Caldas, Rossini Perez, Abraham Palatinik e Falves Silva dividem espaço com talentos locais e regionais que ajudaram a construir a identidade artística potiguar.

Cada obra conta uma história, expressa uma emoção, registra um tempo. Do moderno ao contemporâneo, do figurativo ao abstrato, da arte sacra à linguagem do Cangaço, o acervo revela a efervescência cultural dos anos 1980 e os múltiplos caminhos trilhados por nossos criadores.

A diversidade é um valor central dessa coleção. As expressões do feminino, os povos originários, o cotidiano e as espiritualidades ganham destaque em obras como as do professor e artista Ayala, que amplia ainda mais o diálogo entre arte e vida.

Como declarou a própria professora Isaura Amélia:
“O melhor de mim está aqui! É chegada a hora de conquistar novos espaços, encantar novos olhares, frequentar novas escolas ou, o que é um sonho, tornar esta coleção uma escola de cores, manchas e sentimentos para olhares alheios. Entrego o que amealhei em vida.”

O Acervo Isaura Amélia é mais do que uma coleção de arte. É um legado sensível, um gesto de generosidade e uma verdadeira escola de emoção e beleza.